Michaela

Uma escola pública para pessoas carenciadas, uma escola onde:
1. crianças PODEM ser crianças;
2. alunos caminham em silêncio pelos corredores;
3. aulas de 60 minutos têm 50 minutos de tempo útil;
4. professores devem ensinar;
5. professores são as pessoas mais qualificados para ensinar;
6. as crianças aprendem a ser agradecidas e a cuidar dos outros;
7. as crianças aprendem a agradecer de forma tradicional pelas refeições.
---
Com o passo dos anos me acostumei a pensar numa pedagogia do oprimido, em construir a aprendizagem, na equivalência de todos os saberes, na igual valoração de todas as opiniões (seja de um professor graduado, mestre e doutor no tema, seja de um aluno que acabou de ouvir falar do assunto há 5 minutos atrás mas já tem uma opinião de adolescente: FORTÍSSIMA e inabalável). Tenho ouvido também falar da escola e da universidade como lugares para corrigir as falhas da sociedade e para reparar as injustiças que mortos fizeram a outros mortos no passado e só depois, secundariamente, se houver tempo, então se irá aprendendo algo mais. Por aí...
---
Provavelmente na Michaela está "proibido" falar de religião, raça ou opções sexuais nas salas de aulas. Matérias fraturantes e iminentemente privadas que incendiariam uma escola de bairro londrino pobre.
---
O barulho nos corredores excita e estressa as crianças que entram nas salas de aula excitadíssimas e demoram 10 a 15 minutos a serenar. Depois o ruido nos corredores começa de 10 a 5 minutos antes do fim da aula porque há sempre algum professor que deixa sair 5 minutos mais cedo.
Conclusão, numa aula de 60 minutos perdes 20 a 25 minutos só para serenar a turma e organizar o trabalho.
---
Quanto às refeições, ainda é mais estranho, para quê agradecer a cozinheira, ela não fez mais do que a obrigação dela e foi paga para isso! Mas vejamos, em casa é a mesma coisa. Tu vais passar uma hora a cozinhar para os teus filhos. Colocas a comida na mesa, depois de cozinhares com esforço, custosamente e com amor, que fazem as crianças de hoje?
Não comem, resmungam da comida!
Achas mesmo que vais realmente amar quem se comporta sistematicamente assim? Achas realmente que o amor de uma mãe é tão incondicional que vai resistir a anos e anos à visão da sua comida na mesa, estragada e desprezada seja pelo marido seja pelos filhos?
A REGRA É SIMPLES:
1. criança come o que a mãe ou a cozinheira da escola põem na mesa;
2. agradece a comida.
---
Silêncio nos corredores
Agradecer a comida
Etc.
Michaela é hoje uma experiência pedagógica radical.
---
Na sala de aula se o professor mandar sabes o que não acontece?
Agressões
Bullying
Palavrões
Gozação dos mais fracos.
Porque o carinha (e sempre há algum) que gosta de maltratar os mais débeis e abusar dos outros sabe, só respeita a força e sabe que se vai dar mal com o professor que tem autoridade na sala.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce vadia

As mulheres de Camus ( II )

O grilo e a vontade