"quem quiser ver sempre meninos felizes, que se faça palhaço de circo" e não professor!
" Ler os clássicos é demasiado difícil, logo a culpa é dos clássicos. Hoje o aluno faz valer a sua incapacidade como um privilégio. Se não posso aprender uma coisa é porque há algo erróneo nela, e especialmente no mau professor que ma quer ensinar. Já não há critérios, senhor Zuckerman, há apenas opiniões. " Philip Roth acabar um bom livro é como acabar uma viagem, exige-se sempre um relato, um resumo, uma "memória". ontem acabei um (de facto acabei dois, o que muito me entristece). o texto pode ser simplesmente descarregado aqui , é um grande texto, indispensável leitura para qualquer professor e um complemento ao " O ‘Eduquês’ em Discurso Directo" de Nuno Crato. deixo aqui o índice e algumas frases soltas. Introducción……………………………………………….1 Defensa de la memoria y de los contenidos…………………4 La mentira de la motivación…………….............................9 La falacia de la igualdad…………………………………...13 La falsedad de la enseñanza obligatoria……………….….20