Vergonha alheia.

Quando a tugalha fala grosso


Portugal é historicamente devedor e cronicamente de imigração para pagar a dívida que, nos poucos momentos da sua história que é credor ou que acolhe imigrantes, se comporta como um canalha arrogante. Não é uma enorme estupidez maltratar quem no futuro nos vai emprestar dinheiro ou casa?
A Tugalândia compra histórica e sistematicamente mais do que vende ao mundo porque a tugalha vive em terra pobre e gosta de consumir o que não produz, nada demais, há muitos outros povos assim, mas isso se paga SEMPRE. E para pagar a diferença do que consome sem produzir, que é que a tugalha tem para vender que o mundo queira comprar?
CARNE HUMANA!
Sim, os tugas especializaram-se em vender carne humana tal como os suíços se especializaram em vender relógios ou os suecos em vender madeira...
Eu sei que soa horrível e é horrivel. Uma vergonha nacional de que não se fala em Portugal e que "outros" ainda não falam.
Vamos aos meus dados, imperfeitos e pejados de erros históricos:
De 1430 - 1530 a tugalha vendeu os seus próprios filhos...
De 1530 a 1889 a tugalha comprava/catava pretos em África e revendia a bom preço nas Américas (enquanto continuava a vender alguns filhos)...
A partir de 1889 já ninguém comprava pretos e recomeçaram as vendas de filhos em larga escala, quem nunca leu "A selva" pode ver o filme: eloquente...
 .
Destinos de "imigração":
De 1850 a 1900 vendeu a carne dos filhos para o Brasil;
De 1900 a 1930 vendeu a carne dos filhos para os EUA;
De 1950 a 1970 vendeu a carne dos filhos para a França e Alemanha enquanto "emprestava" filhos a Angola e Moçambique - mais tarde seriam devolvidos, penso que foi a única devolução histórica;
De 1975 a 1985 vendeu a carne dos filhos para a Suíça;
De 2005 a 2015 a festa é grande e os compradores são mais que muitos, Angola, Brasil, Península Arábica, Moçambique, Brasil, Suíça e Inglaterra.
Os próximos compradores em grosso serão Canadá e Alemanha...
As vendas atuais têm de ser em grande escala porque os filhos que saem mandam muito menos dinheiro para casa (comprar casa na Madalena ou uma bicicleta em Lisboa é enviar dinheiro para casa).
---
Quereis fazer o favor de acordar ou estais bem assim?
---
P.S.: Diz a wikipedia que "Quando as exportações são maiores que as importações registra-se um superavit na balança, e quando as importações são maiores que as exportações registra-se um déficit. Normalmente, uma balança comercial deficitária implica uma balança corrente também ela deficitária, pois balança comercial é comumente a componente com maior peso na balança corrente. Contudo, o déficit comercial pode ser compensado com os superávits das restantes balanças correntes. Tal foi o caso de Portugal durante grande parte da segunda metade do século XX com as remessas dos emigrantes, que são contabilizadas na balança de transferências correntes."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce vadia

As mulheres de Camus ( II )

O grilo e a vontade