Os homens são violadores

Que monstruosidade! Em que mundo vive quem pensa assim?
   Foto de mau gosto...
Azar, o blog é meu!
Esta frase foi-me repetida esta noite numa conversa de café por um convicto holandês acompanhado da sua loira mulher ou namorada. Rebati a tese com o pouco que sei sobre este assunto.

Não dou para o peditório dos relativismos, mesmo se muitas vezes concedo nas tautologias discursivas do "a maioria", ou do "em geral", só para não ter de aturar essa gente que se julga superior a mim porque me chama à atenção para que "não se pode generalizar" como se eu fosse um ignorante - sou, mas não tanto - quando digo que os cágados nascem com 4 patas, certamente devo ignorar que alguns nascem só com 3 patas e outros com 5; ou quando digo que os seres humanos têm 46 cromossomas devo ignorar que uma percentagem importante dos seres humanos têm trissomia 21 e por isso têm 47 cromossomas. Em geral o não-podes-generalizador refuta assim a afirmação do interlocutor e afivela no rosto uma expressão triunfal, qual matador na arena diante do touro ensanguentado a seus pés, pronto a cortar uma orelha da besta atávica sob o aplauso geral. É lindo!

Deixando de lado esses relativismos de pacotilha, a pergunta que importa fazer é se este preconceito dos "homens violadores" tem, ou não tem, pernas para andar. Durante muito tempo achei que sim, hoje acho que não. E a chave está na incompreensão das fantasias sexuais na economia de Onã.
Será que sou eu que estou errado e grande parte dos homens são,  violadores de facto, ou sê-lo-ião se a oportunidade se apresentasse - violadores de conveniência?

A sorte de Onã é que Deus é bondoso e, por isso,
apenas o condenou eternamente ao fogo do Inferno
por ejacular fora da cunhada.
in The Book of Genesis Illustrated
Para rebater a tese do interlocutor comparei duas realidades que conheço mal: em Portugal há poucas violações, como Deus manda violar* uma mulher; na Índia há muitas violações como deve de ser*. Não me ocorreu nada melhor perante o horror de tal afirmação que vejo como típica da misandria feminista - apoiadas no Freud que lhes convém.

O que sei é que a maioria dos homens - não tenho dados... - têm fantasias como violador e que cerca de 50% das mulheres tem fantasias de ser forçada a ter sexo. Em linha com a dinâmica das fantasias masturbatórias em que as mulheres tendem a imaginar que lhes fazem coisas e os homens a imaginar que fazem coisas.
Mas isso quer dizer que boa parte dos homens são violadores e metade das  mulheres querem ser violadas?
Acaso ainda não sabemos o papel da fantasia na nossa economia onanista?

É claro que a literatura está cheia de violações e os filmes também!
Não é por acaso que chamamos aos romances e guiões de filmes "punhetas mentais" de escritores e cineastas...
E de fantasias ficamos entendidos se dissermos que a maioria de nós já fantasiou voar, ser sobre-humano, matar alguém, ser príncipe ou princesa; e não é por isso verdade que somos megalómanos, assassinos, super-heróis ou pássaros!

Conheci poucos violadores como Deus manda*, e apenas não posso dizer que não conheci nenhum porque no quartel, onde fui sargento durante muitos anos, havia vários criminosos da guerra em África.
Tenho por hábito perguntar às minhas amantes ou amigas (se puder chegar a esse nível de confiança) o seu passado de abuso sexual. Das centenas de conversas registo duas violadas, basicamente com o mesmo padrão - discrição, agressão, ameaça com arma, cópula desajeitada e resolução - e muitas dezenas (a maioria dos relatos) de abusos sexuais por pessoas próximas - quase sempre um dos primeiros namorados. Violações como Deus manda*, apenas duas, menos de 1%.
Arriscaria que na nossa sociedade há menos de 10% de mulheres violadas e como os violadores tendem a ser seriais deve haver menos de 5% de homens que alguma vez tenham violado uma mulher.
Se são violadores as convenções sociais inibem-nos, falta-lhes coragem?
Ou seja, somos violadores mas apenas 1 em 20, ou ainda menos, violámos uma mulher?
Abano a cabeça, não faz sentido!
Seria o mesmo que dizer que os ciganos são ladrões e apenas 5% dos ciganos alguma vez roubou na vida.
Ou que os homens gostam de assassinar pessoas e apenas 5% alguma vez o fez. E por aí fora...
A realidade não colabora com o meu freudismo primário e quando a realidade não colabora com os seus preconceitos o filósofo muda de preconceitos...
Talvez os homens afinal não sejam violadores e apenas os homens sociopatas o possam ser.

(*) O violador como Deus manda, ou violador como deve de ser - violador comme il faut, em francês que é mais fino! - age isoladamente, procura ser discreto e usa alguma arma para coagir a vítima.
Só quem nunca violou ninguém pode imaginar que um homem de mãos nuas consegue imobilizar uma mulher adulta e ao mesmo tempo penetrá-la em condições - há uma cena no final do filme "Robin Hood" de 1991 em que o mau - Sheriff George of Nottingham - nem sequer consegue concentrar-se para copular com a boazinha - Marian Dubois - com quem acabou de casar, por causa do barulho das pancadas - not again! - na porta (ver aqui)!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce vadia

As mulheres de Camus ( II )

O grilo e a vontade