Vida filosófica

"... é imperiosa a necessidade de elaborar uma teoria à altura da prática quando não se pode praticar a teoria professada."
"Antístenes assombra-se de que se reprove escolher, só para um momento, a uma companheira que já pareça ter servido muito. Replica que não está mal visto tomar um barco que já tenha permitido muitas travessias pelo mar Mediterrâneo. A primeira libertina que chega faz negócio com quem aceite a sua proposta: um contracto no qual pouco importa a sua beleza, a sua inteligência, a sua posição social ou a sua virgindade, essas insignificâncias tirânicas. Pode ser completamente feia, burra, pobre e prostituta. Só é importante a relação contractual na qual o desejo que ameaça aglomerar-se e transbordar encontra uma ocasião para derramar-se numa relação duplamente desejada. Espalhar-se, eis aqui o projecto. Não é preciso, portanto, envolver essa necessidade em arrulhos, declarações, posturas ridículas e promessas impossíveis de cumprir."
Este gesto de Antístenes derruba as mitologias sociais alimentadas pela monogamia, a fidelidade e a escolha do amor, seguidas pelo seu cortejo de enganos, hipocrisias e ciumes.
Michel Onfray in "A teoria do corpo amoroso"

Primeira parte (de 5)

Segunda parte (de 5)

Terceira parte (de 5)

Quarta parte (de 5)

Quinta parte (de 5)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doce vadia

As mulheres de Camus ( II )

O grilo e a vontade